12 de março de 2013

Óculos e uma Tarte de Cenoura Com Cobertura de Chocolate

No passado dia 6 de Março celebrou-se o dia do optometrista e a rádio Comercial decidiu inovar e celebrar também, o dia das pessoas que usam óculos.
Ora, sendo eu um "mirolho", fiquei muito feliz com este dia (vamos celebrar)!! 

Tudo começou quando tinha uns 14 anos, primeiro foi o meu irmão, invejei-o até à morte, pois também eu queria usar óculos... Passado uns tempos, foi a vez da minha prima usar também óculos... Dizia-lhe sempre que tinha muita sorte (como se fosse uma espécie de dádiva divina :s).
Até que, chega o dia em que começo a ver mal e pronto, ganhei a lotaria e também eu, precisei de usar óculos (não preciso dizer que me arrependi amargamente de tanto o ter desejado).
Desde então temos uma relação amor-ódio, há dias que os adoro, há outros em que só me apetece... Dias de chuva é horrível usar óculos, com comidas quentes eles embaciam, entrar em autocarros, no inverno, eles embaciam, fazer desporto e suar não dá com nada, atirar-me para a piscina e esquecer de os tirar também não é muito giro, praia e óculos não combinam... Enfim, inúmeras peripécias que quem usa óculos, facilmente se conseguirá identificar. Não é?

Tudo isto, levou-me a fazer uma tarte de cenoura, pois desde sempre ouvi dizer que faz muito bem aos olhos (as desculpas que arranjo para fazer um bolo, ok, uma tarte). :D
A estaladiça massa areada e o húmido e laranja recheio combinam na perfeição com a suave cobertura de chocolate. Se gostarem, podem ainda polvilhar com coco ralado, fica uma delicia!



Tarte de Cenoura com Cobertura de Chocolate
Ingredientes
Para a massa areada: 
250 g de farinha
100 g de açúcar fino
100 g de manteiga
1 ovo

Para o recheio:
3 ovos
250 g de açúcar
150 g de farinha
250 g de cenoura

Para a cobertura:
1 colher de sopa de maisena
1 colher de sopa de açúcar 
3 colheres de chocolate em pó
250 ml de leite

Preparação:
Prepare a massa, misture delicadamente, esfregando as mãos, a farinha com o açúcar e a manteiga.
Acrescente o ovo e a gema e ligue-os à mistura anterior.
Molde a massa, formando uma bola, e deixe-a descansar no frigorífico, por 30 minutos. 

Ligue o forno a 200.ºC. Unte com manteiga uma tarteira, forre-a com a massa e apare os excessos.
Coza a cenoura em água abundante durante 10-15 minutos. Rale-a com um garfo e reserve.
Numa tigela, deite o açúcar e adicione os ovos um a um, batendo sempre.
De seguida, incorpore a farinha e o fermento.
Encha a tarteira e leve ao forno durante 30-40 minutos ou até estar cozido e dourado.

Para o creme de chocolate, deite o leite num tacho e adicione os restantes ingredientes.
Leve ao lume, mexendo sempre até engrossar.
Cubra a tarte com o creme de chocolate.
Se preferir, pode ainda polvilhar com coco ralado.






 Boa semana! 
Obrigado por estarem desse lado. :)

31 comentários:

  1. Excelentes ingredientes para uma tarte,deliciosa!

    ResponderEliminar
  2. Uma bela desculpa...até eu a comia e não preciso de óculos!!!
    Bjoka
    RIta

    ResponderEliminar
  3. Ah,ah..., o que eu me ri com o que escresveste, somos todos assim, achamos um charme enorme alguém usar óculos, consideramos um acessório, apenas enquanto não precisamos deles a tempo inteiro, é a mais pura das verdades:)
    Gostei tanto da tua tarte, estou tentada a fazer uma, é que quero muito ver bem :)))
    Beijinhos, boa semana também para ti.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parvoices, é o que é. :D
      Ah se queres ver bem, eu recomendo que faças. ;)

      Eliminar
  4. Boa noite, Jota!
    Mais uma tarte maravilhosa!
    Linda e deliciosa!!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  5. A comemoração dos óculos foi um excelente pretexto para fazer esta tarte de cenoura com cobertura de chocolate que ficou fantástica!!!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. GOOOOOOOD! que tarte soberba..fiquei com água na boca, deve ser uma verdadeira delicia, e o aspecto das camadas e cores está demais :) Quanto aos óculos como te compreendo quando não tinha que usar queria usar porque achava que era fashion, mas aos 15 anos quando o médico me disse que era miope tudo mudou de figura LOL a situação de ficarem embaciados com o vapor, até costumo fazer de propósito para gozar com a situação hehehe E por vezes como acho que "vejo bem" sem os óculos ando na rua com "cara de má"(nariz franzido e olhos semi-cerrados) a tentar focar as pessoas, na praia nem se fala, a cara de má está sempre presente porque não levo os óculos para a praia hehehehe mas olha que para ver a tua tarte não tive problema nenhum e com cara de má foi coisa que não fiquei, mas antes sim de alegria LOL

    Beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Joana. :)
      Como eu me revejo nas tuas palavras. :D

      Eliminar
  7. Eu só uso óculos para estar no computador e é quando me lembro e sempre que vou lanchar tenho de os tirar, realmente comecei a questionar-me como fazem as pessoas que têm de os usar sempre :)

    Muito bonita a tarte.

    ResponderEliminar
  8. Que fome que me deste!


    http://pegadafeminina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Oi Jota,
    Isso não é mais uma tarte, é um SONHO DE TARTE!! Linda, apetitosa, colorida, é um vislumbre aos olhos. Por falar em olhos, também eu sou dessas
    "pessoas de sorte" que usam óculos..." também os odeio e amo (acho que mais odeio..hehehehe). Mas, enfim, é a vida. Bjso e boa quarta pra ti.

    ResponderEliminar
  10. Junto-me a ti nessa história! Sempre achei fantástico o uso de óculos, até ao dia em que isso se tornou realidade! Quando era adolescente, os óculos embaciavam quando entrava num café, ou num bar e as piadas eram sempre tantas...! Ainda hoje não me adaptei às lentes de contacto! :(
    Bom, mas quanto à receita...é o oposto! Algo de muito delicioso se vê nessas fotos, vou anotar a receita :)

    ResponderEliminar
  11. Compreendo perfeitamente esse estado amor e ódio. Apesar de precisar de óculos só para ler e estar ao pc, também tem dias que me irrita ;)
    Adorei essa tarte, ainda estou a salivar só de imaginar o sabor. Parabéns :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Nem sabia que havia um dia dedicado e já uso oculos desde os 6/7 anos, portanto há cerca de 20 anos...
    Desculpa ou não, essa tarte ficou com um aspecto tão guloso e deve ser uma delicia

    ResponderEliminar
  13. Jota :)
    As cenouras fazem bem aos olhos e esta tarte faz-nos bem à alma :)
    Ficou perfeita, essa crosta, esse recheio cremoso e a fabulosa cobertura de chocolate. Vejo-a na perfeição!
    Come mais uma fatia! mas só porque faz bem aos olhos ;P
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  14. Hummm k delicia....
    Adorei seu blog parabens. Ja me fiz sua seguidora...
    Beijinhos
    Sonhosnacozinha.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. também preciso de uns óculos novos, lol :)
    esta tarte deve ser deliciosa!

    ResponderEliminar
  16. A tarte está mesmo maravilhosa!!! E faz bem aos olhos, os meus gostaram de a ver ;)
    Óculos: detesto e uso desde os 7 anos. Mas na rua ando sempre sem eles, hate it!
    Beijinhos, bom serão!
    Madalena

    ResponderEliminar
  17. Eh eh eh... mirolho... gosto !
    Costumo dizer é que sou pitosga, mas essa é nova para mim ! :)
    E quando abrimos o forno e espreitamos ??
    Não ficas a ver nevoeiro ??? eh eh eh

    Sabes que mais ? A tua tarte ficou magnifica e isso, qualquer cegueta vê ! :)
    Linda e com uma cobertura de chocolate irresistível ! :)

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
  18. Olá Jota,
    Felizmente não preciso de usar óculos mas, compreendo-te bem.
    Quanto ao bolo, amei.
    Kiss, Susana

    ResponderEliminar
  19. Olá Jota,
    estou farta de me rir contigo e não de ti!
    Esta semana fui buscar os meus óculos... progressivos! Dificilmente se encontra alguém mais avesso a usar óculos do que eu! Teve mesmo que ser pois já andava de lupa pelso livros de culinária!!!
    Bem nem te conto sinto-me semi bêbada, tudo à minha volta resolveu mexer incluindo as paredes e o teto! O Oftalm, disse que podia usar só no para trabalho de secretária a ver tv etc., mas não sei como vou fazer isso!!!
    Bem lamurias á parte, que tarte fantástica tu fizeste, linda assim com 3 camadas diferentes adorei!
    Agora vou ali comer uma cenoura e convencer-me que os óculos são para estar na cara e não na bolsa!
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando tem que ser, tem que ser. :)
      E nos primeiros dias, é uma verdadeira aventura... Óculos na cara Lenita. :D

      Eliminar
  20. Jota eu usei óculos desde miúda, desde os 5 anos... E criança não se liga muito a isso!
    Depois houve a fase dos aparelhos e eu queria por tudo um, aqueles com os elásticos coloridos (que pancas)!
    Também tive que usar (não chegaram a ser 2 anos... Ufa), nos primeiros meses era brutal. Depois horrível :)
    Os óculos comecei a usar lentes de contacto no 9º ano (altura do aparelho lol) e há 2 anos fui operada e vejo bem! Que diferença acordar a meio da noite e ver bem :p
    Quanto à tarte de cenoura e chocolate só tenho uma coisa a dizer, maravilhosa :)
    Adoro a junção do chocolate à cenoura ;) acho que é das melhores combinações que hã :)
    Ficou linda!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tive a "panca" do aparelho... Na altura ninguém usava, diz-me a minha mãe que a chateava tanto que ela lá perguntou ao dentista (coitada da minha mãe) se eu precisaria... Graças a deus não. :D
      Não sei o que é ver bem a meio da noite, muito muito triste ahahah.
      Obrigado Joana. :)

      Eliminar
  21. UaU! que tarte!! tenho que experimentar :)

    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  22. Obrigado a todos que usam óculos, pelas partilhas e aos que não usam, pelo apoio. :D
    Abraços

    ResponderEliminar
  23. Ahahah!! Boa desculpa para fazer uma bela tarte!! O meu pequenote também já pertence ao teu clube!

    ResponderEliminar